Bem vindo

camisola2.png





Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento

NOTA INFORMATIVA

A Direção da Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento (AVASOCIAL), informa cidadãos e Organizações, que se encontra dissolvida desde 1 de junho de 2023, por se considerar, por um lado, existirem fatores externos à Associação, fortemente castradores da existência dela mesma; e claramente indiciadores, através de práticas sub-reptícias, com características de substituição e impeditivas da atuação da Associação, perfeitamente identificadas a vários níveis, áreas e parcerias; e por outro lado, pode ter-se completado o tempo deste tipo de enquadramento, da defesa, da promoção e da prática do voluntariado, com o protagonismo da Associação, com base nos conceitos e nos princípios assumidos desde a constituição da mesma, mesmo sabendo-se e estando superiormente aferidas as boas práticas associativas e no voluntariado;

Na contemporaneidade, o voluntariado tem vindo assumir um papel fulcral no que concerne ao desenvolvimento de competências individuais e sociais, aportando consigo o conceito da transformação das realidades, das pessoas e das comunidades.

Referir o voluntariado, é assumir a importância do compromisso, da missão e da partilha de sinergias entre pessoas, entre entidades e com a comunidade.

A prática do voluntariado, surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos, nomeadamente o cuidado das pessoas dotadas de mais vulnerabilidades, de dependências ou mesmo incapacidades.

Foi também assim em 1999 quando cidadãos e cidadãs, decidiram dar corpo ao projeto “Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento”, e se colocaram ao serviço e serviram, quem se encontrava só, em isolamento ou solidão; e em situação de enfermidade.

Em 2006, com o projeto “Banco Local de Voluntariado do Entroncamento”, quiseram dar organização e estrutura à prática até aí existente, avançando com a promoção, a mais organização e o aprofundamento do voluntariado, passando a ser também, espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade em serem voluntários/as e as organizações que promovem ações de voluntariado e reúnem condições para integrar voluntários/as e coordenar o exercício da sua atividade.

Porém, a cultura do voluntariado não é coisa estática. Reinventa-se de acordo com necessidades e valores de cada época. Provavelmente terá chegado o tempo de dar lugar a outras já existentes ou ao surgimento de novas dinâmicas, novas experiências e novos projetos, em outros enquadramentos.

Aos beneficiários das atividades que realizou, a Associação agradece a preferência e o contributo à qualidade das mesmas. Agradece também às Entidades públicas e privadas que depositaram a sua confiança, e preferencialmente colaboraram e honraram a Associação, tendo constituído importante incentivo e compensação pelos esforços empreendidos.

JPereira, Depositário



Senhor(a) visitante!

Este é o site da AVASOCIAL – Associação Voluntariado e Ação  Social do Entroncamento, uma Organização constituída voluntariamente por cidadãos e por cidadãs que se propõem através do exercício do voluntariado participar na vida cívica da sua cidade , quiçá a mais completa e bela forma de o fazer.

Voluntariado que se baseia na vontade e na iniciativa sem constrangimentos, de cada cidadão e cidadã em realizar gratuitamente, mas com responsabilidade e na base de um compromisso livremente assumido, um conjunto de ações  em favor de outros cidadãos, de famílias e da comunidade. Um Voluntariado organizado.

A AVASOCIAL é verdadeiramente uma Organização de Voluntariado. Toda a sua estrutura e desempenho das tarefas de apoio associativo é assegurado por voluntários e voluntárias não havendo recurso a colaboradores vinculados contratualmente.

A AVASOCIAL por via do Banco Local de Voluntariado do Entroncamento, assegura no concelho serviços ao Voluntariado, como: informação, divulgação de projetos , inscrição de candidatos a voluntários e de outras Organizações a Entidades Promotoras de Voluntariado. Um serviço que se recomenda e deve ser procurado, em nome do dever da defesa da cultura do Voluntariado e dos direitos dos voluntários e voluntárias.

Se quer conhecer-nos melhor ou se deseja ajudar este Projeto  de Voluntariado Organizado, estamos ao seu dispor. Contacte-nos.

A sua ajuda é importante. É mesmo muito importante. Se não pode disponibilizar do seu tempo, seja voluntário(a) contribuindo com uma cota mensal igual ou superior 50 cêntimos. A sua ajuda tornar-se-á grande conjuntamente com outras.

Todos somos co-responsáveis pelo bem comum . Revele a sua cota de responsabilidade . Ajude-nos a ajudar!


 

AVASOCIAL - Mensagem Dia Mundial do Doente 2022



CARTÃO DE SÓCIO

Após receber a confirmação de que o processo de inscrição como sócio se encontra concluído, efetue o download da APP Cartão de Sócio disponível para Android e iOS, entre com os dados de login que lhe foram fornecidos.

cartao socio


android iphone