Dia Mundial do Doente 2020


11 de fevereiro

DIA MUNDIAL DO DOENTE

O Dia Mundial do Doente, celebra-se anualmente a 11 de fevereiro. A efeméride foi instituída a 11 de fevereiro (dia e mês já dedicado a Nossa Senhora de Lurdes) de 1992 pelo Papa João Paulo II, sendo, portanto, um acontecimento que emana do seio da igreja Católica Apostólica Romana. Mesmo tendo essa característica, pela importância de que se reveste, depressa foi absorvida pelas instituições e organizações que cuidam da vida humana, nomeadamente as que atuam no campo da saúde, (particularmente os grupos organizados de voluntariado nos hospitais) em todo o mundo. E em Portugal.

Desde o primeiro ano, o Dia Mundial do Doente, pretende representar momento forte de meditação sobre o valor da vida humana, da partilha e do sofrimento, reconhecendo-se em quem sofre, que também por aí pode passar o caminho que leva ao bem-estar e à felicidade das pessoas.

Como acontece todos os anos, também neste, o Papa (Francisco) produz e emite uma Mensagem a propósito, titulada com a citação bíblica: “Vinde a Mim, todos quantos estais cansados e oprimidos. Eu hei de aliviar-vos”. Referindo as situações de doença, de fragilidade e de sofrimento, o Papa considera de relevo o papel e a importância das famílias, dos cuidadores, dos profissionais e dos voluntários.

Sobre todos eles, Francisco, recorda que eles mesmos, atuando segundo as respetivas competências e no que lhes é próprio, proporcionam consolação e cuidam das pessoas doentes, mas que também eles são homens e mulheres com as suas fragilidades e até com as suas doenças. E a eles se deve proporcionar também velada atenção, para que o bem seja bem feito e daí resulte a satisfação de todos os intervenientes.

O Papa termina a sua mensagem, fazendo “votos de que, conciliando os princípios de solidariedade e subsidiariedade, se coopere para que todos tenham acesso a cuidados médicos adequados para salvaguardar e restabelecer a saúde.” De coração e por último, Francisco agradece “aos voluntários que se colocam ao serviço dos doentes, procurando em não poucos casos suprir carências estruturais e refletindo, com gestos de ternura e proximidade, a imagem” do Bom Samaritano.”

Também no próximo dia 11 de fevereiro, a Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento (AVASOCIAL), dá a quem quiser e se inscrever, a possibilidade da participação integrada e organizada, nos Atos Oficiais do Santuário de Fátima, a propósito do Dia Mundial do Doente. Além do convívio e do almoço, o programa contempla ainda, as visitas acompanhadas, ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, situado em Outeiro Grande, Torres Novas, desde 1909; e à Exposição “Vestida de Branco” já em Fátima, comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, criada a partir da narrativa das Aparições de Fátima.

João António Pereira / AVASOCIAL

Fontes: http://www.vatican.va , https://outeirogrande.webnode.pt e https://www.fatima.pt

Cartaz da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html

Folheto da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html

Cartaz do Santuário de Fátima para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html

Folheto da AVASOCIAL para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html

Cartaz da AVASOCIAL para o Dia Mundial do Doente de 2020:

»» http://tempuri.org/tempuri.html


11 fevereiro 2020