AÇÃO DE FORMAÇÃO VOLUNTÁRIOS


AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS

31 de julho de 2018 - Entroncamento

Tal como havia sido anunciado, realizou-se hoje (31 de julho de 2018) com oito participantes, a Ação de Formação para Voluntários (inscritos no Banco Local de Voluntariado do Entroncamento) que se iniciou às 10 horas e terminou com debate e avaliação, por volta do meio dia, na Junta de Freguesia de S. João Baptista, Entroncamento.

Os conteúdos programáticos foram: Conceitos, princípios, direitos e deveres dos voluntários e das Organizações, Programa Individual de Voluntariado, Cartão de Identificação do Voluntário; e Proteção e Seguro.

Aos participantes que manifestaram interesse nisso mesmo, foi entregue certificado comprovativo da participação na Ação, conforme o modelo em uso no voluntariado, cuja proposta do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado ainda se encontra válida.

No debate, ressaltaram alguns aspetos de não cumprimento do que se encontra legalmente estipulado para o voluntariado em Portugal. Por um lado, no que concerne à regulação institucional do trabalho voluntário e da promoção da satisfação dos direitos dos voluntários, e por outro lado, no que tem a ver com a proteção dos voluntários em caso de acidente no exercício do voluntariado = seguro de acidentes pessoais.

A opinião dos participantes, em resultado da avaliação final, foi no sentido da oportunidade da iniciativa (parte integrante do processo de recrutamento, seleção e integração dos voluntários), da sua boa organização, do interesse dos temas abordados, assim como da documentação disponibilizada (o folheto).

A Coordenação

A Ação insere-se nas atribuições de qualquer Banco de Voluntariado – “organizar ações de formação inicial para os voluntários.” ; e pretende responder à satisfação do direito dos voluntários - “ter acesso a programas de formação inicial (…), tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário.”

As inscrições, limitadas a 15, realizam-se até dia 27, presencialmente no Banco de Voluntariado, Rua 5 de Outubro 96 A – Entroncamento e em www.avasocial.org . Mais informação no site e por SMS para os telemóveis 966 715 580 e 933 150 002.


31 julho 2018